Projeto de Identidade visual realizado para o Festival Abayomi 2020.

O Festival Abayomi é um festival de arte e cultura negra de Ribeirão Preto/SP. Sua missão é celebrar as diferentes expressões da cultura afro brasileira presente no interior paulista.

 

Para os elementos da identidade do festival, a idéia foi desenvolver algo simples e legível, mas ao mesmo tempo forte e que chamasse atenção.

A referência africana presente nos detalhes trazendo a ancestralidade, mas com a a presença moderna e jovem do afrofuturismo representando o encontro das gerações e a renovação do que já foi construído até aqui.

A criação do símbolo visual foi baseada nos princípios de Gestalt (teoria que estuda a psicologia da forma e a maneira de como o ser humano percebe, interpreta e organiza os elementos e formas visuais). Foi fundamentada também na ideia de que para se compreender a totalidade é necessário que haja a percepção das partes.

 

 

Para as tipografias, optamos por duas dinâmicas, de fácil leitura e que trouxessem expressão e autenticidade para a marca. As fontes escolhidas foram Bliss e Santor na concepção da identidade visual e Pingfang HK para os textos.